Fernando Barba em Porto Alegre (release)

BARBATUCANDO EM PORTO ALEGRE!

Oficina de Música Corporal, com Fernando Barba, fundador do grupo Barbatuques, inaugura projeto de formação continuada no RS

 
Integrantes do grupo Barbatuques, em ensaio do fotógrafo Manolo Moran

Nos dias 14 e 15 de setembro, terça e quarta-feira próximas, o fundador e diretor artístico do grupo de percussão corporal Barbatuques (SP), Fernando Barba, estará em Porto Alegre especialmente para ministrar oficinas para músicos, educadores e todos os interessados em descobrir o corpo como instrumento musical. A iniciativa, idealizada pela educadora e musicista Elinka Matusiak, ambiciona inaugurar uma proposta de formação continuada no Estado do RS, amparada por grupos de estudos, experimentação e difusão da música essencialmente corporal.
A expressão musical por meio da exploração dos inúmeros sons que podem ser produzidos pelo corpo humano é o tema central deste trabalho, que vem sendo realizado regularmente, desde 1995, por um grupo de educadores e musicistas liderados por Fernando, mais conhecido como Barba – apelido que batizou o grupo musical e o núcleo pedagógico e de pesquisa mantidos na capital paulista. Atualmente considerado referência mundial em música corporal, o Grupo tem se apresentado e realizado oficinas e intercâmbios artísticos em diversos países da América, Europa, Ásia e África, além de cumprir intensa agenda por todo o Brasil – entre shows e projetos sociais, culturais, educativos e corporativos.

Oferecidas sob diferentes formatos, as Oficinas são planejadas para contemplar todos os públicos, sem restrições de faixa-etária ou conhecimentos prévios, provando que qualquer pessoa é capaz de descobrir-se instrumentista e instrumento ao mesmo tempo. A percepção do corpo, o desenvolvimento da coordenação motora e da percepção musical (rítmica, melódica e harmônica) e o estímulo da capacidade de criação espontânea, individual e coletiva, são apenas alguns dos objetivos, naturalmente atingidos por meio de exercícios diversos, jogos e dinâmicas de improvisação e composição. Os benefícios desta prática transcendem o universo musical: favorecem a concentração, a memória, a sociabilização, o bem-estar físico e mental e a auto-estima.

Nesta oportunidade, Barba estará atendendo duas turmas distintas: uma aberta a todos os interessados (iniciantes ou iniciados) e outra dedicada especialmente a educadores, artistas e estudantes (música, dança, teatro) – sendo esta última embrionária do núcleo de estudos a ser formado, aqui, no Estado, visando à prática/experimentação e pesquisa da música corporal, além da capacitação de profissionais multiplicadores. Ambas as oficinas terão 3 horas de duração e disponibilizarão, cada uma, 30 vagas. O valor do investimento individual será de R$140, por oficina. Poderão ser concedidos benefícios a famílias e grupos artísticos, bem como aos interessados em participar das duas turmas.

As inscrições devem ser feitas por e-mail (barbatucando@elinka.org) e, mediante pagamento, garantem também uma vaga para conferir a participação do grupo Barbatuques no “12º Caxias Em Cena”. O  espetáculo “O Corpo do Som”, que será apresentado na quinta-feira, dia 16, no Teatro Pedro Parenti, em Caxias do Sul, é mais uma oportunidade para quem deseja conhecer o trabalho do grupo paulistano.


FERNANDO BARBA

Multi-instrumentista, compositor, arte-educador e diretor musical, Barba é o fundador do Barbatuques e desde a adolescência foi motivado pela brincadeira de transformar o corpo em instrumento musical.Formado em Música Popular pela UNICAMP (1994) e especializado em rítmica, iniciou sua própria pesquisa em percussão corporal e a partir de 1995 começa a ministrar oficinas e a desenvolver a metodologia de ensino que culminou na criação do Grupo.
Com o Barbatuques, produziu e lançou dois discos, um DVD, realizou workshops e shows pelo Brasil, Europa, USA, América do Sul, África e Ásia. Trabalhou em palco e gravações ao lado de artistas como Bobby McFerrin, Keith Terry, Badi Assad e Camille, entre vários outros. Em 2003, fez a direção musical da peça infanto-juvenil “Marias do Brasil” com trilha sonora de Chico César e com ele produziu o disco da trilha, interpretada pelo Barbatuques e elenco.
Fernando tem-se dedicado à direção musical do grupo e do Núcleo Barbatuques, voltado à pesquisa pedagógica da percussão corporal e música orgânica. Atualmente é co-organizador do International Body Music Festival, cuja 3ª edição será realizada em São Paulo, em novembro de 2010.



BARBATUQUES

“Barbatuques” é a expressão que denomina o grupo musical e o núcleo artístico e pedagógico que há cerca de 15 anos pesquisa e desenvolve uma linguagem pioneira de “percussão corporal”: a expressão musical através dos inúmeros sons que podem ser produzidos pelo corpo humano.
Referência internacional em percussão corporal, o Grupo apresenta um repertório vasto e peculiar que prima pela valorização da cultura popular brasileira e inclui composições próprias, adaptações, improvisações e interações com o público. Além das turnês, o Barbatuques tem realizado, no Brasil e no exterior, inúmeros trabalhos com outros grupos artísticos, fundações culturais, ONGs, escolas, universidades e empresas, bem como se dedica à produções musicais diversas, como trilhas sonoras para cinema e campanhas publicitárias.
O Grupo é formado, atualmente, por 15 músicos e percussionistas corporais, que também atuam como educadores musicais em oficinas e workshops, além de participarem do Núcleo Barbatuques desenvolvendo múltiplas atividades - figurino, preparação vocal, direção pedagógica, pesquisas, áudio, vídeo, website e produção artística.
Vencedor do Prêmio TIM de Música em 2006 (como melhor grupo de MPB) e já com dois CDs (“Corpo do Som” e “O Seguinte é Esse”) e um DVD (“Corpo do Som Ao Vivo) gravados, o Barbatuques se consolida pelo terceiro ano consecutivo como destaque no Festival Internacional de Música Corporal (www.internationalbodymusicfestival.com) , sendo o grupo anfitrião da edição de 2010, a ser realizada pela primeira vez fora dos EUA. 





SERVIÇO
O quê? Oficina BARBATUQUES, com Fernando Barba (SP)
Para quem? Iniciantes e Iniciados (30 vagas por turma)
Quando? Dias 14 e 15/09 (terça e quarta-feira) das 19 às 22 horas
Onde? Escola Técnica Estadual Parobé (Avenida Loureiro da Silva, 945, Centro), Porto Alegre
Quanto? Inscrição individual, por turma: R$ 140,00
Descontos especiais para famílias, grupos artísticos e pessoas que desejarem inscrição em ambas as oficinas.


Informações e inscrições: 
(51) 8404.7608 (Elinka Matusiak) | barbatucando@elinka.org

Vídeos e referências complementares: 
www.elinka.org/2010/09/oficina-fernando-barba-porto-alegre.html

Divulgação: Silvia Abreu - Fone: (51) 9277.2191 - 12/09/2010

Últimas produções...

A DIVINA ELIZETH CARDOSO...

No ano de 2010, completam-se 20 anos desde que a Divina Elizeth Cardoso deixou na Música Popular Brasileira uma lacuna irreparável... Ao mesmo tempo, também se comemoram os seus 90 anos de nascimento.

Com tantos motivos para recordá-la e celebrar seu nome e sua obra, criei uma página especial para publicar o resultado de minhas PESQUISAS sobre ela, bem como todas as informações sobre o tributo "A DIVINA E OS POETAS".


Para visitar esta página, CLIQUE AQUI.




Participe da enquete e/ou deixe uma mensagem!