Festa-Sarau Setembrina

Arte e lazer na tarde de sábado:

Delícias culinárias, literárias e musicais para todos os gostos na Escola Parobé


Festa-Sarau, com brechó e sorteio de brindes, promove integração e endossa a Campanha de Pré-Lançamento do 1º CD do Coral Canto Maior


No próximo sábado, dia 19 de setembro de 2009, o Pavilhão 10 da Escola Técnica Estadual Parobé será transformado em um grande palco aberto para a exposição de talentos artísticos de todas as idades. A partir das 15 horas, as anfitriãs, cantoras e regente do Coral Canto Maior, inauguram a FESTA-SARAU SETEMBRINA recebendo convidados especiais e público em geral para compartilhar momentos de descontração com muita música, dança e poesia.


O evento, idealizado também para promover a integração entre a comunidade escolar e os integrantes do Projeto Escola Industrial Aberta à Terceira Idade, pretende inaugurar uma série de promoções que endossam a Campanha de Pré-Lançamento do 1º CD do coral "Canto Maior" que em março do ano que vem completa oito anos de atividades sob a regência de Elinka Matusiak.


Além de aproveitar o Sarau, que estará celebrando a música popular brasileira e internacional sob o acompanhamento do violonista Sil Farney e demais músicos convidados, o público poderá conferir um “eclético” brechó (de roupas, assessórios, livros e antiguidades) e saborear quitutes preparados especialmente para a festa. O ingresso é de valor simbólico (R$ 3) e dá direito à participação no sorteio de brindes. Toda a renda do evento será revertida para o projeto da gravação do CD, já em fase de finalização e com lançamento previsto para 2010.



Serviço:


. O quê? FESTA-SARAU SETEMBRINA do Coral Canto Maior

Música : Dança : Poesia : Comes e Bebes : Brechó : Sorteio de brindes


. Quando? 19/09/09, sábado, a partir das 15 horas


. Onde? Escola Técnica Estadual Parobé (Av. Loureiro da Silva, 945 – Porto Alegre)

entre a Procergs e o Acampamento Farroupilha


. Quanto? R$ 3 de ingresso que equivale a números para os sorteios!


. Quem promove? Coral CANTO MAIOR, Toccata Consultoria em Música e Escola Técnica Estadual PAROBÉ, com o apoio dos professores e da Coordenadora do Projeto Escola Industrial Aberta à Terceira Idade, Marina Pessin, e também da Cia de Dança Edison Garcia.



Maiores informações:


. . Elinka Matusiak - (51) 8404.7608 ou 8420.7608

. . . www.cantomaior.blogspot.com



Breve histórico do Coral CANTO MAIOR:

A partir de uma oficina iniciada em 2002 pela educadora Elinka Matusiak no projeto "Escola Industrial Aberta à Terceira Idade", promovido na Escola Técnica Estadual Parobé, o Canto Maior têm oferecido educação e sensibilização musical através do canto coral como forma de expressão artística e sociabilização, estimulando a redescoberta dos valores humanos e da auto-estima.

Além de um trabalho focado na técnica vocal e interpretativa, visando a sonoridade e a expressão adequada para cada música, os encontros semanais também oferecem noções práticas de percepção musical, teoria e história da música, sempre integradas na questão interpretativa.

O repertório prima pelo ecletismo e valoriza tanto as composições corais originais, do erudito ao folclore, quanto os arranjos de música popular brasileira e internacional. Cantando a duas, três e até quatro vozes, as cantoras celebram os mais variados estilos e gêneros, desde a música antiga até a contemporânea, com certo destaque para os ritmos tradicionais da cultura brasileira e latinoamericana e também para a poesia transformada em música. Nos arranjos assinados pela regente, o coro é incentivado a participar ativamente com idéias melódicas e ritmicas, consolidando um processo de criação coletiva fundamental para o desenvolvimento musical do grupo.

Com inscrições abertas permanentemente, o Coral completou em março de 2009 sete anos de atividades, contabilizando inúmeras apresentações dentro e fora da comunidade escolar e também em outros municípios, além de um fluxo de integrantes que já ultrapassa uma centena. Atualmente, o grupo é formado por 10 vozes femininas.

Uma amostra de seu repertório está sendo registrado em um CD cujo lançamento está previsto para 2010. A campanha de pré-lançamento do CD teve inicio em 2007 com a manutenção de um brechó junto ao projeto Caminho dos Antiquários (até março de 2009), com a venda antecipada dos CDs em eventos e também através do blog do Coral (www.cantomaior.blogspot.com).

Últimas produções...

A DIVINA ELIZETH CARDOSO...

No ano de 2010, completam-se 20 anos desde que a Divina Elizeth Cardoso deixou na Música Popular Brasileira uma lacuna irreparável... Ao mesmo tempo, também se comemoram os seus 90 anos de nascimento.

Com tantos motivos para recordá-la e celebrar seu nome e sua obra, criei uma página especial para publicar o resultado de minhas PESQUISAS sobre ela, bem como todas as informações sobre o tributo "A DIVINA E OS POETAS".


Para visitar esta página, CLIQUE AQUI.




Participe da enquete e/ou deixe uma mensagem!